Tuesday, January 22, 2013

Lições de Jornalismo


Para não perder o hábito, vamos lá: lições a partir da Gazeta do Povo (esportiva) de domingo (20/01).

1) "Cenário que para os paranistas endossa o status de um dos 'times a ser batido'."
Bem, aí está mais um erro de concordância verbal. O verbo precisa concordar com o sujeito, regra básica da nossa língua no nível formal. Então, o correto é: "um dos times a serem batidos".

2) "Após três meses de preparação, onde o time enfrentou uma sequência de amistosos, ...."
Isso me dói nos olhos e nos ouvidos. Por favor, aprendam de uma vez por todos: ONDE sempre se refere a um LUGAR. Como "três meses de preparação" não é um lugar, não cabe usar o onde aqui. "Três meses" é tempo. Portanto, o correto seria usar "quando" e não onde. Ou então, "durante os quais".

3) Agora, uma lição de bom jornalismo: a reportagem "Terra estéril", de Leonardo Mendes Júnior, sobre a situação do futebol no Norte Pioneiro do Paraná. Numa época em que as pautas factuais sobre futebol estão raras, com os campeonatos estaduais apenas começando, uma reportagem desse gênero cai muito bem. E não só nessas épocas: com a concorrência do imediatismo de outros veículos, uma das alternativas para o jornal impresso é buscar esse tipo de material, diferente, exclusivo, mais aprofundado. Muito boa a entrevista com o Serafim Meneghel. E o texto sobre o De Sordi é um belo exemplo de texto bem trabalhado, de um jornalismo longe do factual e mais literário, que tem informações relevantes, mas se destaca sobretudo pela qualidade da redação. Pus o link para a matéria AQUI. Na versão impressa, o título é de revista: apenas "Terra estéril".

4) Por fim, um apelo aos colegas de rádio e TV: por favor, não maltratem ouvidos francófilos (como os meus) chamando a torre Eiffel de "Êifel". A sílaba tônica é a última (aberta), não a primeira (fechada).

No comments: