Sunday, January 20, 2013

A sutil opinião...


A coluna "Notas Políticas" da Gazeta, cuja responsável é Caroline Olinda, mas que está sendo feita interinamente pelo ótimoRogerio Galindo, publicou na sexta-feira a seguinte nota:

O ministro do STF Ricardo Lewandowski recebeu um “voto de solidariedade” da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) pela “dedicação, independência e imparcialidade” que teria demonstrado na corte. Lewandowski é professor titular da faculdade e teve sua atuação no STF em evidência em 2012 como revisor da ação penal do mensalão, a maior já julgada pelo tribunal. Ao contrário de Joaquim Barbosa, relator do processo, que foi rigoroso com os réus, Lewandowski pediu a absolvição de vários acusados que acabaram condenados.

OK, normal, é uma nota informativa. É o título que lhe dá um sabor diferente. A opinião está no título. São essas sutilezas do jornalismo que o fazem tão interessante! Esse tipo de coluna, na classificação de Marques de Melo, é "mista", ou seja, informativa e opinativa, pois mescla textos estritamente informativos com pílulas de opinião.

Ah, o título! Ei-lo: "Alguém gostou". Que tal?

No comments: