Friday, July 03, 2015

O QUE PENSO SOBRE HOMOSSEXUALIDADE

- A homossexualidade não é “antinatural”. Está presente na natureza, entre os animais e entre os seres humanos. Entre estes, sempre houve uma porcentagem minoritária de homossexuais.
- A homossexualidade não é uma “aberração”. Assim como há pessoas com cores de pele diferentes, há pessoas com sexualidades distintas. É um fato.
- A homossexualidade sempre esteve presente na sociedade. Culturalmente, os homossexuais, ao longo da história, foram mais ou menos aceitos ou reprimidos conforme o lugar e a época.
- A homossexualidade não é uma “doença”, daí não haver sentido em se falar em “cura” nesse caso.
- Não há prova científica de que a homossexualidade tenha uma causa determinada, como a ausência da figura paterna, uma educação repressiva ou outros mitos geralmente espalhados por aí. Há muitos homossexuais que tiveram ótima educação familiar, com presença efetiva dos pais etc.
- A riqueza da variedade de gêneros e variações de sexualidade humana não cabe nos rótulos binários “homem” x “mulher”, “hetero” x “homo”. Há uma infinidade de variações que não podem ser definidas binariamente. Essa definição binária é totalmente arcaica e irreal, cultural e socialmente construída. Já passou da hora de ser desconstruída.
- Os homossexuais não são “destruidores de famílias”. Nada fazem para destruir qualquer família. Nunca entendi essa afirmação. Será que os heterossexuais têm medo de serem “transformados” pelos homossexuais e assim abandonarem suas famílias em busca de parceiros do mesmo sexo? Como os homossexuais podem “destruir” famílias? Afirmação ridícula!
- Há muitas famílias, verdadeiras famílias, formadas por pai e filho/filha, mãe e filho/filha, avô/ó e neto/a, casais sem filhos etc. Então, qual a importância da designação sexual binária de quem forma a família??? Se um homem solteiro adotar um filho, não formará uma família? Claro que sim, sob todos os pontos de vista! Não há razão lógica para recusar uma família com base em determinadas combinações da designação sexual binária dos que a compõem.
- Pessoas que acham que a reivindicação de tratamento igualitário por parte dos homossexuais pode “destruir famílias” parecem estar afirmando implicitamente que têm medo de serem “transformados” em homossexuais – sinal de uma enorme insegurança quanto à própria sexualidade.
- Convivo há décadas, cotidianamente, com homossexuais. Tenho vários amig@s homossexuais. Ente @s homossexuais com @s quais tenho convivido, conheci gente ótima, gente normal, gente medíocre e gente escrota – ou seja, exatamente igual aos heterossexuais. Mas, como experiência pessoal (portanto, sem validade estatística, apenas com o valor de uma constatação particular), dentre esse público específico, a porcentagem de pessoas com grandes qualidades (inteligência privilegiada, dons artísticos, generosidade etc.) é bem maior. Admiro muito alguns de meus/minhas amig@s homossexuais que têm qualidades maravilhosas!
- Os homossexuais merecem tratamento absolutamente igualitário, inclusive quanto a manifestações públicas de afeto. Deve lhes ser permitido tudo que é permitido aos heterossexuais.
- Há pessoas religiosas que afirmam que a Bíblia condena a homossexualidade. Pois é, ela proíbe também: comer frutos do mar, comer carne de porco, cortar cabelo e barba de determinado modo, fazer tatuagens, ter animais de espécies diferentes, divorciar-se, fazer sexo fora do casamento, a mulher querer ensinar o marido (ela deve ser submissa e silenciosa) etc. Espero que os seguidores fiéis da Bíblia que a usam para discriminar os homossexuais sigam todas as determinações do livro, para serem coerentes, né?

No comments: