Thursday, December 27, 2012

O "plantão de domingo" no jornal...

Ser jornalista é muito bom. É uma profissão bacana. Mas tem suas agruras. Uma delas é o plantão em domingos e feriados: jornalista caçando notícias em época em que as importantes são raras, enquanto todo mundo descansa ou se diverte. Imagine então plantão de domingo antevéspera de Natal! Um horror!

Quem foi escalado para ficar o domingo no jornal, sei disso, quer mais é fechar tudo logo e ir para casa. Fica apenas o último dos moicanos até dar a hora final, aguardando para o caso de acontecer algo inesperado.

O resultado pode ser visto na edição de 24/12 da Gazeta. Quase só notícias de agências. Manchete com matéria fria. E alguns textos feitos na correria. Aí, saem coisas como as que seguem.

Paulistas que vieram para Curitiba viraram "imigrantes" (inclusive na capa). "Após o acidente, o sistema de som da Cassol Centerlar anunciou o acidente". E a matéria "Federação lidera 'mensalinho'" é a campeã de errinhos do dia - não erros de informação, mas de digitação, ortografia, vírgulas, nada grave, errinhos típicos de redação feita com pressa.

Quem já fez muito plantão de domingo, como eu, há de entender e ser condescendente...

No comments: