Sunday, November 08, 2009

Enade: prova muito mal elaborada

Perdi boa parte de minha tarde de domingo fazendo a prova do Enade - e saí com raiva. Não pela existência da prova, que acho boa e necessária - acredito que o atual Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes) é bem pensado e interessante, embora mereça alguns aperfeiçoamentos importantes.

O motivo de minha raiva foi a baixíssima qualidade da prova. A quantidade de erros de português nas questões era incrível. A escolha dos textos de apoio, em alguns casos, era completamente infeliz. Vários enunciados eram mal elaborados e confusos.

Um exemplo de cabeça, pois não esperei o tempo mínimo para sair com o caderno de prova: o enunciado de uma questão criava um país hipotético (“um determinado país”) onde um empresário denunciara seu sócio estrangeiro, com base em inverdades, na esperança de que com isso o sócio perdesse “o visto brasileiro” e ele pudesse então apoderar-se da empresa. Quem elaborou a questão, pelo jeito, não a releu, ninguém revisou. Se o fato se dá num “determinado país” que não é o Brasil, de que interessa o visto brasileiro?

1 comment:

Anonymous said...

Ha,ha, ha!!!
Por isto que todos os anos nos divertimos com a publicação de algumas respostas de alunos em provas. Agora podemos nos divertir mais ainda com a elaboração de provas. Ou será o caso de chorarmos?
Noara