Sunday, November 08, 2009

“Pontos corridos”

Está novamente em discussão se o Campeonato Brasileiro de Futebol deve continuar a ser disputado no sistema de “pontos corridos”, em dois turnos, ou se deveria voltar a ter uma fase classificatória para uma segunda fase, com disputa eliminatória.

Para mim, parece claro que o sistema atual é muito melhor. Os adversários dos “pontos corridos” alegam sobretudo uma suposta “falta de emoção”, pela possível definição antecipada do campeão. A realidade tem mostrado que isso não acontece. Veja-se o atual campeonato, que tem tido uma disputa emocionante pelo título, pelas vagas para a Copa Libertadores e pela fuga do rebaixamento. As últimas rodadas têm tido jogos fantásticos, como o recente Cruzeiro e Fluminense, por exemplo.

Outra alegação dos defensores do sistema de finais eliminatórias é que ele aumenta a chance dos times menores. Bem, aí, “o buraco é mais embaixo”. Não consigo entender como os clubes, donos do espetáculo, aceitam as regras absurdas de divisão de verbas no campeonato. Claro que a TV tem interesse na maior audiência e, por isso, tende a pagar mais para os clubes que têm maior torcida. Entretanto, eles não jogam sozinhos... Os adversários também fazem o espetáculo e precisam receber uma justa divisão.

A TV alega que a audiência do futebol vem caindo. Acredito que isso se deva a dois fatores: o excesso de oferta - já que todos os jogos são transmitidos atualmente em pay-per-view, TV fechada ou TV aberta - e a má escolha dos jogos a serem transmitidos pela TV aberta - embora, quanto a este ponto, eu não tenha dados concretos, apenas uma intuição. Um exemplo: no dia em que houve um eletrizante São Paulo x Internacional, jogo de times que lutavam pelo título, a TV resolveu transmitir Vitória x Corinthians, jogo de times que nada mais tinham a esperar do campeonato. Será que a torcida corintiana é assim tão grande que atrai mais audiência do que todos os interessados em futebol? Não sei...

3 comments:

Anonymous said...

é, também acho muito chato a TV, em 3 canais, passar só o jogo do Corinthias. O São Paulo também também torcedores!
Noara

Anonymous said...

Isso é irritante! Até o Esportv passa o mesmo jogo, ou seja, pagamos tv por assinatura para ver o mesmo jogo da tv aberta e, não satisfeitos, nos fazem pagar o pay-per-view para assistir um jogo melhor.

Anonymous said...

Mas neste ano só ficou mais emocionante porque o Palmeiras deixou. De outra forma o "porco" disparou e os outros times não teriam o mínimo de chance!
Abraços.

Guilherme