Monday, June 22, 2009

“Pérolas”

Todos sabem que a qualidade de ensino no Brasil deixa a desejar... Com o “fim”, na prática, do vestibular, já que na grande maioria dos cursos há mais oferta de vagas do que demanda, não há mais seleção para a entrada no ensino superior. Com isso, a qualidade média dos alunos diminuiu, deixando evidentes suas deficiências.

Convém deixar claro que acho ótimo o fim do vestibular. O acesso ao ensino superior deveria ser direito garantido a todos os cidadãos que concluíssem o Ensino Médio e desejassem prosseguir os estudos no nível superior. Mas que a qualidade do ensino precisa melhorar, em todos os níveis, também não há dúvida.

Deploro ainda, por outro lado, a atitude de muitos professores que sempre colocam a “culpa” das deficiências do ensino no nível anterior àquele no qual lecionam. O professor universitário diz que os alunos são ruins porque o Ensino Médio é deficiente. Os professores do Ensino Médio colocam a culpa no Ensino Fundamental, e assim por diante (até chegar ao ventre materno...) – como se não fosse responsabilidade de cada um ensinar o que deve ser ensinado no seu respectivo nível.

Se um aluno chega com deficiências na universidade, não adianta ficar se lamentando – é preciso suprir essas deficiências ensinando. Se forem deficiências insuperáveis para uma determinada carreira, o estudante deve ser orientado para procurar aquela que lhe for mais conveniente.

Enfim, postas essas considerações iniciais, que têm o intuito de evitar a impressão de que estou “tripudiando” sobre “maus alunos”, coloco a seguir algumas das chamadas “pérolas” que colhi em provas e exercícios de redação jornalística. Estas que apresento aqui são antigas, mas engraçadas. Quem lê pode rir e achar divertido. Ao professor, cabe, depois do impulso incial de rir, buscar soluções e trabalhar com os alunos para que melhorem. É a nossa dura missão, cuja realização tem como maior recompensa constatar que muitos alunos conseguem efetivamente melhorar.

“PÉROLAS”

De textos sobre a guerra no Iraque:
• ... os Estados Unidos estão destruindo vidas ingênuas e futuras que foram construídas durante anos, por um único objetivo: o ego.
Acredito que a guerra no Iraque é o fim da paz mundial. Pois os países envolvidos lutam pela paz. Logo não haverá paz onde há guerra com o sangue derramado.
Se a guerra continuar resultará na destruturalização da sociedade mundial.
Os veículos americanos que mostram a notícia sob aspecto geral são punidos por Bush.
•... o que importa para o governo americano é o petróleo dos iraquianos passando por cima de tudo e de todos.

Sobre a objetividade da notícia (a partir da leitura do livro de Luiz Amaral)
•... por mais que ambas tentam ser neutras, não conseguem. Ambas são neutras.
Pelo título de realista a objetividade e a subjetividade caminham juntas.
A reflexão sobre esses dois polêmicos temas e porque as matérias internacionais vem de forma curta, muito objetiva e sem maiores detalhes e a subjetividade entra nesse assunto com o interesse político e comercial do pais que vêm.
Foram criadas as agências que, infelizmente, torna à informação em “um produto a venda”.
A objetividade faz a notícia submissa, e não se dá a informação correta.
•... manipulação feita pelos países europeus, principalmente EUA, ...
As indústrias colaborou para um aumento de tiragens, informações pouco aprofundadas, novas tecnologias e recrutamento de matérial humano adequado.

Sobre artigo e crônica:
Artigo precisa ter começo, meio e fim.
Artigo é um texto de caráter levemente tendencioso.
Característica [da crônica] é o contexto rico de informações subjulgadas em um fato.

Outros:
• sático (satírico); tive-se (tivesse); sensasionalismo; inergúmenes (energúmenos); opnião; nescessidades; aterrozirar (aterrorizar); desnescessária; inoscentes; dia dia (dia-a-dia); em quanto (enquanto); Eu tenho gênero [gênio] forte.

1 comment:

Anonymous said...

Acho que está mais para chorar...
E não são só os professores que colocam a culpa nos anteriores.
O nosso governo também é especialista nisto. Fala que o ensino está ruim porque o governo anterior não fez nada. E muda o governo e o novo fala que o ensino está ruim porque o governo anterior não fez nada. E vem o próximo governo que diz que o ensino está ruim porque o governo
anterior não fez nada. E no próximo...
Noara