Sunday, June 07, 2009

Atraso intelectual

O governo do Estado de Santa Catarina comprou 130 mil exemplares da obra "Aventuras provisórias", de Cristóvão Tezza, para adotá-la nas escolas de ensino médio. Entretanto, acabou recolhendo o livro porque alguns professores consideraram que ele tem conteúdo inadequado (cenas de sexo e uso de palavrões) para a faixa etária a que se destinava, de 15 a 18 anos.
Não vou dizer que tal fato é simplesmente inacreditável porque hoje é possível acreditar em qualquer coisa, até numa estupidez dessas. Privar os alunos de uma literatura de altíssima qualidade como é a de Tezza pelas razões alegadas é atitude medieval.
O problema é que, em pleno século 21, nossas escolas ainda são do século 19, como bem afirma Rubem Alves. Ou os professores catarinenses vivem em outro planeta, ou os adolescentes do estado vizinho são retardados, coitadinhos...

1 comment:

eriel said...

além disso, nessa faxia etária (ou a partir dos 16), os pequenos cidadãos já podem trabalhar com contrato registrado em carteira , votar, engravidar (opa, até antes!), etc. Ou seja: se já podem quase tudo, que dirá sobre ler uns palavrõezinhos (embora eu não seja adepto deles)ou ler sobre sexo - coisas que na TV eles podem até VER com mais riquezas de detalhes.