Friday, January 14, 2011

Mais da Gazeta...

Já que sou mesmo um “chato”, para não perder o hábito, vou fazer mais críticas a um texto da Gazeta do Povo. Desta vez é a matéria “Tricolor versão 2011 convence em amistoso”, publicada no Caderno de Esportes de 13 de janeiro de 2011. Trata da vitória do Paraná (2x0) contra o Cerro Porteño em amistoso disputado em Curitiba.

Primeiro trecho: “Após o segundo gol, a partida esfriou e ficou centralizada no meio de campo”. Centralizada no meio é bom, né? Por que eles não “centralizaram” nas laterais?

Segundo trecho: “...Maicon puxou contra-ataque pelo meio e abriu na esquerda para Cristian arrematar a gol, mas Valinoti desviou para tiro de fundo”. Valinoti é o goleiro do Cerro. O que será “tiro de fundo”? Conheço o “tiro de meta”, quando a bola chutada pelo time que ataca sai pela linha de fundo, e “tiro de canto”, o escanteio, quando alguém do time defensor coloca a bola para fora pela linha de fundo da defesa. Se o goleiro desviou pela linha de fundo, deve ter sido escanteio (ou tiro de canto) - e não “tiro de fundo”. Se alguém sabe o que é isso, explique, por favor!

No comments: