Friday, May 22, 2009

Mais um... Esse ficou engraçado!

Matéria na Gazeta do Povo de 29/04/09 (Esportes, p. 10) intitulada “Atletas usam a rede para aparecer e lucrar” trata do uso da internet por atletas. A certa altura, lê-se esta frase (sic):

Ouro nos Jogos de Barcelona (1992), o ex-levantador da seleção de vôlei, Maurício Lima, é um dos poucos vetetranos que excedem à regra”.

A repórter usou equivocadamente o verbo exceder (“ir além”) como “ser exceção”. Ficou engraçado!

A reparar, também, o uso inadequado da vírgula, erro que infelizmente tem sido muito comum: o nome do ex-levantador não deveria estar entre vírgulas, a não ser que ele fosse o único ex-levantador da seleção, o que, obviamente, não é. O nome poderia estar entre vírgulas em outra construção da frase: “O ex-levantador da seleção de vôlei que ganhou o ouro nos Jogos de Barcelona (1992), Maurício Lima,...” -- caso em que o texto se referiria então ao levantador daquela seleção específica que levou o ouro em Barcelona.

2 comments:

Amanda Mara said...

Olá Mestre!!!!
estamos no Sangue Novo!!
se não fosse sua insistência não estaria lá...
obrigada por todas as etapas dessa orientação...
bjos!!!

Tomás Barreiros said...

Pois é, é a primeira vez que sou indicado nessa categoria. Parabéns pra você! Sempre botei fé no seu trabalho, embora você mesma parecesse não acreditar muito!