Friday, November 28, 2008

Midiazinha sem-vergonha...

Vejam só a capa da Folha de S. Paulo de hoje, 28/11. A manchete é: "Índia ataca terroristas e solta reféns", com grande destaque, subtítulo e foto. Na metade de baixo da página, um texto sobre as enchentes em Santa Catarina: "SC não tem mapeamento de áreas de risco".

Será que o caso da Índia é mais importante que a situação em SC? Qualquer jornalista decentemente formado sabe da importância do valor-notícia proximidade. Mas não, pelo visto, os da "gloriosa" Folha (jornal, aliás, que - não por acaso - faz campanha pelo fim da obrigatoriedade do diploma de Jornalismo para o exercício da profissão e que está entre os mais tendenciosos e parciais veículos da grande mídia brasileira. Não é "coincidência"...).

Por que casos como os de Eloá e Nardonis são tão aproveitados no sensacionalismo da grande mídia e a tragédia catarinense, que atinge milhares de pessoas de todas as classes sociais e é uma grande, grande desgraça, tão perto de nós, é tratada como tema secundário? Por quê?

Sunday, November 16, 2008

Mais

Gazeta do Povo de domingo, 16/11:

"Aumento da pena em um terço se a pessoa estiver no exercício de cargo ou função pública, tiver relações domésticas ou ter parentesco até o terceiro grau com a vítima."

"Em seguida, decidiu que o estado não teria competência para autorizar a oferta de um programa na modalidade semi-presencial, invalidando os diplomas, o que deu origem à toda a polêmica."

Saturday, November 08, 2008

Erros

1) "Marta é barrada em obra, e chora"

2) "ASSESSÓRIOS"

3) "Tributo à Alice Yamamura"

4) "Em todos os pedidos o TJ cassou a determinação da Justiça, concedendo o habeas corpus à concessionária de telefonia"

Todos os trechos acima foram extraídos do jornal Gazeta do Povo.

Que tal?