Thursday, May 15, 2008

Ética jornalística?

Recebi um exemplar gratuito de uma tal "Revista da Semana". Enquanto os professores lutam contra a invasão do plágio nas produções escolares, da pré-escola à pós-graduação, a Editora Abril mostra que dá, sim, para ganhar dinheiro roubando trabalho alheio sem ser incomodado. A tal revistinha é toda "chupada" - não tem uma matéria própria assinada por jornalista, só textos retirados de agências (supõe-se que pelos menos esses serviços sejam pagos pela Abril) e de outros veículos. Um descaramento total, sem a menor vergonha.
Notinhas resumidas de matérias da Folha, do Estadão, O Globo, The New York Times, Independent, International Herald Tribune etc. etc. As grandes empresas de comunicação que têm lutado contra a obrigatoriedade do diploma para o exercício do jornalismo devem estar gostando, pois a Abril mostra que nem precisa de jornalistas para fazer uma revista. Basta um "empacotador", que resuma textos feitos por outros, de qualquer lugar do mundo, disponíveis na internet.
E ainda tiveram a desfaçatez de me oferecer uma assinatura da revistinha! Não, senhores, obrigado: tenho computador com acesso à internet e posso procurar por mim mesmo as notícias de meu interesse. E não pactuo com a ilegalidade e a falta de ética.

4 comments:

Blog do Valdir Cruz said...

Grande, Tomás. Parabéns pelo blog e pelo conteúdo. De agora em diante, estará nos meus favoritros.
Abraços.
Valdir Cruz

Yvana Barreiros said...

Adorei o blog!
Vá em frente!
Beijos, com amor,
Yvana

Anonymous said...

Oi Tomás!

Parabéns pelo blog! Gostei muito do texto sobre a Ética Jornalística! Muito bom mesmo.

Abraços

renan said...

Olá, Tomás.
Aproveito o espaço para também divulgar meu blog.

Abraços