Sunday, September 11, 2011

Coisas de TV...

Achei este antigo post nos rascunhos... Por que será que não publiquei na época? Não me lembro, mas aqui vai...

Algumas coisas que se podem ver na TV são no mínimo... curiosas.


FAUSTÃO


Não consigo entender como a Globo mantém no ar por 20 anos o apresentador Fausto Silva. Uma pessoa sem qualquer carisma, estúpida, mal-educada, péssimo apresentador. Imagino que os companheiros de trabalho devem odiá-lo, já que ele não poupa críticas aos colegas, ao vivo, no seu programa. Qualquer errinho, e lá vai paulada, como se ele fosse o sabe-tudo. Mas isso é problema interno da Globo. Problema dos espectadores é ter esse “mala” na telinha. Problema, aliás, facilmente solucionável com o uso do controle remoto...


Talvez a explicação seja a falta de melhor. Qualquer um está bom, já que até chuvisco pode dar boa audiência na Globo. Ainda bem que os tempos do monopólio estão ficando cada vez mais para trás.


NOVELA


Outra coisa intrigante é como as telenovelas, geralmente muito bem produzidas na Globo, podem ter boa audiência ainda quando não dêem a mínima para a verosimilhança, mesmo aquelas com proposta de serem realistas. Caminho das Índias era um bom exemplo. A época da trama era a atual, o mundo era o mesmo em que vivemos. Ou pelo menos era a proposta da novela.


Entretanto, nesse mundo da novela, todo mundo (jovens e adultos, crianças e idosos, de todas as classes sociais, empregados ou patrões) falam fluentemente indi, inglês e português - seja no Rio de Janeiro, em qualquer cidade da Índia ou em Dubai. As companhias aéreas são perfeitas, têm voos que nunca se atrasam para qualquer parte do mundo, todo dia, sempre com vagas disponíveis. Os computadores e telefones celulares funcionam maravilhosamente, sempre com conexão perfeita, imagem e sons fantásticos. No entanto, nesse mundo espetacular, as pessoas não se lembram que o número do aparelho que chama fica gravado no celular que recebe a ligação.

No comments: