Monday, September 28, 2009

Livros

De passagem por aqui, quero recomendar os cinco melhores livros dentre os que li neste ano (cerca de 25). Estão na ordem em que os li e não em ordem de preferência. Lá vai:

1) “O filho eterno”, de Cristóvão Tezza. Muito bom mesmo, merecedor de todos os inúmeros prêmios que ganhou. Tezza está hoje entre os principais escritores brasileiros. Seu texto é absolutamente impecável - e saboroso. E neste livro conta a melhor de suas histórias.

2) “Olhe nos meus olhos”, de John Elder Robison. História de um portador da Síndrome de Asperger (espécie de autismo leve), contada pelo próprio. Obra sem pretensões literárias, mas muito interessante e até divertida. Ajuda o leitor a colocar-se no lugar do “outro”, refletir sobre as diferenças e entendê-las.

3) “A viagem do elefante”, de José Saramago. Tem a maestria do Saramago, sempre bom de ler.

4) “A distância entre nós”, de Thrity Umrigar. A escritora de origem indiana (participante da Bienal do Livro do Rio deste ano) tem um texto atraente. Nesta obra, conta a história da relação entre uma empregada e sua patroa na sociedade indiana. Leitura ainda mais interessante para quem acompanhou “Caminho das Índias”.

5) “A menina que roubava livros”, de Marcus Zusak. Excelente tradução de um texto de qualidade maravilhosa para uma história comovente.

3 comments:

Anonymous said...

Ótimas recomendações!
Já li o Filho Eterno, Viagem do Elefante e A menina que roubava livros.
O estilo de Saramago é muito interessante: Ou as pessoas odeiam ou adoram. Eu estou no segundo grupo.
A menina que roubava livros parece, no início, um livro um pouco infantil mas, no final, quase não consigo ler de tantas lágrimas embaçando minha vista.
Noara

Anonymous said...

Ah, também lá li A distância entre nós. Não assisto Caminho das Índias, mas mesmo assim gostei da leitura.
Noara

Tomás Barreiros said...

Agora saiu um novo do Saramago, que já mereceu censura da Igreja. Melhor que os sacerdotes ficassem quietos...