Sunday, April 26, 2009

Mais uma “sessão de erros...”

Vamos lá para mais alguns errinhos encontrados na mídia.

1) A falta que faz o “cujo”...
A pop star Madonna caminha de mãos dadas com seu filho David Banda, numa escola que ela ajudou a financiar a construção...
(Gazeta do Povo, 31/03/2009, p. 8, Mundo, legenda de foto).
Comentário: ... numa escola cuja construção ela ajudou a financiar... – aqui está o bom e velho português.

2) Profecia jornalística...
Desmate será punido com rigor
(Gazeta do Povo, 17/03/2009, p. 4, Vida e Cidadania, título da matéria principal).
A matéria revela que os órgãos de fiscalização querem apertar a fiscalização e a punição contra pessoas responsáveis por desmatamento ilegal. Da “vontade” dos órgãos à punição real vai um bom caminho. Mas o editor acreditou que basta a boa vontade que, ipso facto, a punição será rigorosa. Vai ver que o jornalista não é brasileiro...

3) Má vontade
Beto recebeu doação de empresa tida como inidônea
(Gazeta do Povo, 21/03/2009, p. 17, Vida Pública, título da matéria principal).
A matéria informa que a empresa JoãoMed Comércio de Materiais Cirúrgicos, suspeita de cometer irregularidades em contrato com o governo da Bahia e que consta no Cadastro de Empresas Inidôneas e Suspeitas do governo federal, doou R$ 6.998,00 para a campanha eleitoral do candidato Beto Richa. Embora a matérias esclareça que por constar no cadastro “A empresa não fica proibida de fazer doações de campanha e ela não é prestadora de serviços da prefeitura de Curitiba”, o título evidentemente foi construído de modo a criar no leitor uma impressão desfavorável em relação ao prefeito. Para quem não lê a matéria toda e vê apenas o título, fica a má impressão. É assim que a mídia costuma fazer quando quer minar a imagem de alguém: noticiando com destaque um fato irrelevante e criando títulos tendenciosos.

4) Jogo ao vivo no UOL
O Guaratinguetá vai à Belo Horizonte encarar o Atlético MG...
Fim de primeiro tempo em Belo Horizonte. O Atlético vence pelo placar mínimo. Se o resultado se manter o time da casa se classifica e enfrentará o Vitória nas oitavas-de-final.

(Trasmissão em tempo real do jogo Atlético Mineiro x Guaratinguetá no UOL)
Se o jornalista “manter” esse português da próxima vez que for “à” Belo Horizonte talvez “perda” o emprego...

1 comment:

eriel said...

sempre defendi que quem vive da comunicação tem que aprender a escrever e falar bem; pena que a tendência atual é o internetês, kd o mérito em estudar (e tb se dedicar), se o futuro é o "deu pra entender, tudo bem"?